Marcela Nunes é uma flautista e compositora de Belo Horizonte. Bacharel em Flauta Transversal pela Escola de Música da UFMG e mestre em Performance Musical pela mesma instituição, onde realizou pesquisa sobre os choros para flauta do compositor mineiro Belini Andrade.
Dedica-se ao estudo da flauta brasileira na interpretação, criação e educação musical e à pesquisa da música instrumental feita por mulheres. Venceu, em 2006, o Prêmio BDMG Jovem Instrumentista e, em 2010, o Prêmio BDMG Jovem Músico. Em 2019, foi vencedora do 19º Prêmio BDMG Instrumental, apresentando-se no palco do Instrumental Sesc Brasil, com o músico Teco Cardoso como convidado.
É integrante e idealizadora do grupo Choro Nosso, com trabalho de pesquisa e difusão do choro produzido em Minas Gerais. Com o grupo, foi contemplada, em 2013, com o Prêmio Concertos Didáticos da Funarte, pelo projeto Choro na Escola. Integra também o quinteto da pianista Luísa Mitre, com quem se apresentou no Sesc Jazz em 2019. Em 2015, lançou o CD autoral Em casa, em parceria com o músico Renato Muringa. No disco, a dupla passeia pelos variados espaços do choro, trazendo suas próprias composições para o projeto. Já participou dos grupos Misturada Orquestra e Flutuar Orquestra de Flautas com gravação de CDs e realização de diversas apresentações. Em 2015 lançou o CD autoral 'Em Casa', em parceria com o músico Renato Muringa. No disco a dupla passeia pelos variados espaços do choro, trazendo suas próprias composições para o projeto. Já participou dos grupos Misturada Orquestra e Flutuar Orquestra de Flautas com gravação de cds e realização de diversas apresentações.

 

Para ler a transcrição

Para ouvir a entrevista      

Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
chancela pbh secretaria de cultura de minas gerais