@quartasdeimproviso

Henrique Iwao trabalha com música experimental, composição, improvisação, arte sonora, performance, vídeo, além de filosofia da música e estética. Suas criações lidam com colagens e coleções, além da preocupação com a construção de desafios de performance e interpretação, bem como deslocamentos do olhar e do ouvir. Obteve o título de mestre em Música pela Universidade de São Paulo e, atualmente, é doutorando em Filosofia na Universidade Federal de Minas Gerais.
Desde 2008, desenvolve seu próprio instrumentário – uma tábua amplificada, sob a qual usa vários objetos cotidianos, em combinação com eletrônica e brinquedos. Integra a organização e do selo musical Seminal Records desde sua fundação, em 2014.
Em Belo Horizonte, inicialmente com Matthias Koole, organiza as Quartas de Improviso, evento com mais de 160 edições, e, junto a Felipe Lopes, o Praça 6, música de ruído em praça pública, com 8 edições. Sua discografia pode ser acessada em henriqueiwao.bandcamp.com e seus textos em henriqueiwao.seminalrecords.org/textos/.

Matthias Koole é violonista e guitarrista com atuação em música contemporânea e experimental. Em 2021, Matthias defendeu seu doutorado em performance musical na UFMG, sob orientação de Fernando Rocha e Lúcia Campos.
Faz parte do trio Infinito Menos, com Mário del Nunzio e Henrique Iwao, do duo de violão Oh Mensch, com Kobe Van Cauwenberghe, do Instituto de Práticas Sônicas Nômades Ilícitas Certificadas, com Marina Cyrino, e do quarteto Hiccup, com Tony Elieh, JD Zazie e Marina Cyrino, entre outros projetos.
Matthias é membro do selo/produtora Seminal Records. No selo, ele desenvolve diversas atividades, como o QI – Quartas de Improviso, uma série de artes (e afins) improvisadas iniciada em conjunto com Henrique Iwao e que co-organizou até 2022. Em Berlim, ele organiza a série Terminal, em conjunto com Marina Cyrino. Atualmente, mora em Berlim, onde se dedica a colaborar com diversos grupos, assim como a desenvolver projetos solo, em especial com guitarra, violão e no-input mixer.

 

Para ler a transcrição

Para ouvir a entrevista      

Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
chancela pbh secretaria de cultura de minas gerais